Início

Jornada/2014
  
 Programa

    Concurso de Redação

    Caderno

    Comissão Organizadora

Inscrição

Redações

Contato

Links


 

 

 

 


V JORNADA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO

Concurso de Redação 2014

TEMA : Os Justos entre as Nações

REGULAMENTO

 I.  Introdução 

  A proposta é  abordar questões de fraternidade e étnico-raciais em sala de aula, gerando reflexão e debate acerca do respeito à diversidade humana e da convivência pacífica em uma sociedade plural. O conteúdo pedagógico enfoca o estudo da II Guerra Mundial, período onde o racismo foi levado às últimas consequências com a eliminação das pessoas consideradas diferentes ou inferiores, levando à morte seis milhões de judeus (Shoah, Holocausto), milhares de pessoas com deficiência física e mental, ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, negros e mais seres humanos discriminalizados.

  Como texto motivador, para a redação, destacamos um trecho do estudo do Dr. Manoel José Ávila da Silva, em que ele cita que “no reconhecimento do outro está a necessidade de reconhecimento próprio, ou seja, sem a percepção de que havia não judeus atuando em favor dos judeus vítimas da Shoá, os judeus não se reconheceriam na tragédia da qual foram as principais vítimas.

  A recuperação da memória e da busca do entendimento do que foi a Shoá pelos judeus passou, e ainda passa, pela compreensão de que a recuperação da condição humana foi um movimento no qual atuaram os judeus e aqueles que foram identificados como Justos entre as Nações. Os Justos entre as Nações nos lembram de nossa condição humana através de suas ações.”

II.  Do Objetivo

ü   Mostrar aos alunos e educadores que cada um pode contribuir para difundir o conhecimento e valores essenciais à humanidade, como a Cidadania e a Democracia, sendo protagonista, influindo positivamente na escola, na família e na comunidade, estimular a fraternidade, liberdade e igualdade, bem como combater a discriminação, enfatizar a resolução não violenta de conflitos e o respeito às diferenças para recuperação da condição e direitos humanos.

ü   Avaliar a absorção do conteúdo abordado na 5ª. Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto e como o educador transmite aos seus alunos o conhecimento adquirido.

ü   Estimular o professor, reconhecendo seu trabalho e dedicação, tendo a certeza de que está oportunizando ao aluno momentos de reflexão sobre a proposta.

ü  Desenvolver a criticidade, a criatividade, a originalidade, a sensibilidade e o raciocínio de alunos de escolas, municipais, estaduais e particulares de nosso Estado, valorizando a produção de texto, através da pesquisa e reflexão sobre Os Justos entre as Nações.

III.  Critérios de Participação

a) O concurso abrangerá os estudantes matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental , Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos em Escolas da rede pública municipal, estadual e particulares do Estado do Rio Grande do Sul.

b) O texto (em prosa, dissertativo, narrativo, descritivo) ou poema deverá ser original, criativo, coerente, pertinente ao tema, com ideias e vocabulário compatíveis a sua categoria.

c) Os textos ou poemas devem ser inéditos e ter, no máximo, 2(duas) páginas A4, fonte Arial tamanho 12, com espaço 1,5 entre as linhas,  e excluindo  as ilustrações;

d) Cada candidato somente poderá concorrer individualmente em apenas uma categoria;

e) Só será aceita a inscrição do aluno, mediante a orientação de um docente de sua escola, responsável pelo trabalho inscrito.

f) Os textos selecionados pelas escolas, em número máximo de 5 (cinco), deverão ser encaminhados por e-mail, até o dia 10 de novembro  de 2014, segunda-feira, para a Associação Beneficente e Cultural B´nai B´rith do Rio Grande do Sul, ou para a SMED, ou para a SEDUC/1ª.CRE, nos endereços:bnaibrithrs@yahoo.com.br,             nedli@smed.prefpoa.com.br,  tatiana-freitas@seduc.rs.gov.br, respectivamente, com o com o título: Concurso 2014 – Os Justos entre as Nações.            

g) Os textos devem ter o seguinte cabeçalho:

      Concurso de Redação 2014

Tema Os Justos entre as Nações

Escola:

Email:

Endereço e fone da Escola:

Nome do(a) Diretor(a):

Nome do(a) aluno(a):

Nome do(a) Professor(a) Orientador(a):

h) Os textos ou os poemas deverão estar acompanhados de termo de cedência não onerosa de direitos autorais para a  B´nai B´rith RS, pelos representante/responsável legal do(a) aluno(a), para permitir posterior divulgação, se for o caso.

i) Serão desconsiderados os textos que não obedecerem aos critérios deste regulamento, bem como os que fugirem ao tema da redação ou possuírem dados pessoais incorretos e/ou incompletos.

j)   Não serão aceitos textos manuscritos.

IV.  Critérios de avaliação

As redações serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, segundo os critérios de conteúdo, coerência, coesão, sensibilidade, criatividade, conexão com a realidade atual.

Os membros da Comissão Julgadora serão anunciados no momento do lançamento do Concurso, no dia da Jornada 2014.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Concurso de Redação

As dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento, serão julgadas e decididas pela Comissão Julgadora e pela Coordenação do Concurso.

 V. Da Premiação   

A solenidade de Premiação será realizada às 19 horas do dia 01 de dezembro de 2014, segunda-feira, no Auditório da Federação Israelita do Rio Grande do Sul - FIRS, à Rua João Telles, 329, térreo.

Serão premiados 1º, 2º e 3º lugares para os(as) alunos(as) e o(a) professor(a) responsável pelo(a) aluno(a) cujo trabalho for classificado em primeiro lugar.

Todos os trabalhos inscritos no Concurso receberão Menção Honrosa pela participação.

Os vencedores serão notificados por telefone ou por email, e pelo portal da Federação Israelita do Rio Grande do Sul – www.firs.org.br, até o dia 26 de novembro de 2014.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (51) 3254.0027, com a Sra. Fany, ou pelo e-mail  bnaibrithrs@yahoo.com.br    

 

Início   Jornada/2014   Inscrição   Redações   Contato   Links